domingo, 31 de julho de 2011

Ao Mestre, com carinho

Texto de Paulo Fernando Ramos Machado para o Prof. Cel. Sérgio Pastl, que lecionou na turma de TST 2010/2 em seu período de estágio no IFRS, durante o primeiro semestre de 2011, além de participar das aulas do segundo semestre de 2010.

Sérgio Pastl instruindo os alunos de TST 2010/2, do IFRS, na ESBO, onde ministrou dois mini cursos à turma
 "Há aqueles que lutam um dia e por isso são bons; há aqueles que lutam muitos dias e por isso são muito bons; há aqueles que lutam anos e são melhores ainda; porém há aqueles que lutam a vida toda - esses são imprescindíveis."
Bertolt Brecht 

Começo o meu comentário para falar a respeito do Cel. Sérgio Pastl com um pensamento de Bertold Brecht, pois creio que ele sintetiza o que penso a respeito desse "Mestre".

O Cel. com sua esposa, Ana
Esta semana, a Brigada Militar perdeu, sem sombra de dúvidas, um dos seus melhores colaboradores. O Cel Pastl foi para a reserva - não vou opinar sobre quem a Brigada Militar perdeu, mas a iniciativa privada acaba de ganhar um especialista em prevenção, uma das pessoas mais capacitadas, preparadas e motivadas quando se fala em prevenção de incêndio em nosso Estado.

O Coronel - como o chamamos durante as aulas no IFRS - certamente não falaria de si mesmo, mas quem tiver a oportunidade de analisar seu curriculum saberá do que e de quem estou falando. Falo de alguém que tem a humildade de um soldado, a simplicidade do homem do interior, a motivação que todo o professor deveria ter, o conhecimento de um cientista, a firmeza de um especialista e grandeza e habilidade de mestre em transmitir seus conhecimentos.

Quem pôde ser aluno do professor Pastl é, sem dúvida, uma pessoa privilegiada.

Pastl em reunião com o ex-Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça
O IFRS bem que poderia se movimentar e efetivar a permanência do Cel Pastl no corpo docente - como professor convidado - o que sem dúvida deixaria o grupo de docentes da Segurança e Saúde do Trabalho mais qualificado e especializado.

Quero aqui, em nome dos alunos da turma de TST 2010/2, deixar um abraço ao professor/Cel Sérgio Pastl e dizer que gostaríamos de contar com sua sabedoria nestes dois próximos semestres que nos faltam para a conclusão do curso.

por Paulo Fernando Ramos Machado - 17 de julho de 2011.

sábado, 30 de julho de 2011

Projeto Conversas no Instituto - Palestra de Eveline Simanke (SL Engenharia e Consultoria LTDA.)

O Blog Segurança do Instituto apresenta trechos da palestra de Eveline Theisen Simanke, TST da SL Engenharia e Consultoria LTDA. e professora da Escola Técnica Cristo Redentor.

Banner de divulgação
Essa foi a primeira do projeto Conversas no Instituto, iniciado no primeiro semestre de 2011, que visa trazer periodicamente profissionais de diversas áreas do ramo produtivo ao IFRS para trocarem ideias sobre assuntos relacionados à SST com os alunos.

Eveline conversou com os alunos e professores sobre a Segurança do Trabalho na área da Construção Civil, onde atua. Abordou o dia-a-dia dos trabalhadores do ramo e falou, também, sobre a NR 18, norma que regulamenta a área.

Abaixo, duas sínteses em vídeo da palestra, cujo conteúdo está separado por temática abordada. No primeiro, informações sobre a dia-a-dia da construção civil e dicas aos alunos sobre formação em Segurança do Trabalho. No segundo, a análise da NR 18 e seus tópicos.






Filmagem e edição: Felipe de Marchi

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jornal do Almoço (RBS TV - 27.07.2011) - Especialista tira dúvidas sobre Segurança do Trabalho

O Blog Segurança no Instituto apresenta a compilação das reportagens dedicadas ao Dia Nacional da Segurança do Trabalho, apresentadas no Jornal do Almoço do dia 27 de julho. O programa contou, também, com a participação de Heron de Oliveira, Superintendente Regional do Trabalho, que tirou as dúvidas de telespectadores relacionadas ao trabalho e a seus direitos.

"No Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes no Trabalho, reportagem mostra se operários estão usando equipamentos de proteção."




quinta-feira, 21 de julho de 2011

Visita da Turma 2011/1 de ST à SOLAE, em Esteio (RS)

No mês de junho, a turma 2011/1 do curso técnico em Segurança do Trabalho do IFRS-Campus Porto Alegre teve a oportunidade de realizar uma visita técnica à SOLAE, empresa do ramo alimentício localizada em Esteio, RS.

 "A Solae é a líder mundial no desenvolvimento de tecnologia inovadora à base de soja para a indústria de alimentos, carnes e produtos nutricionais. Fornece soluções que trazem uma combinação única de benefícios econômicos, nutricionais e funcionais para nossos clientes.

Há mais de cinquenta anos, nós utilizamos um dos melhores recursos da natureza, a soja, na criação de ingredientes nutritivos e saborosos.

A Solae foi formada em 2003 por meio de uma aliança entre a DuPont e Bunge, unindo a experiência de duas empresas, Protein Technologies International e Central Soya. As empresas que formaram a Solae possuíam liderança estabelecida em tecnologia e inovação na indústria de alimentos, o que possibilita à Solae oferecer um compromisso duradouro e profundo conhecimento técnico aos nossos clientes."

(Fonte: http://www.solae.com/About-Solae/Global-Page-Portuguese)


Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho 2011/1
 
Abaixo, a descrição do evento - texto desenvolvido pelo aluno Alexandro Lima Gomes:

"A visita à empresa Solae, localizada na cidade de Esteio (RS), teve como objetivo observar aspectos referentes à Segurança do Trabalho, além de apresentar a realidade do funcionamento de uma grande empresa.

Logo na entrada, uma placa ostentava: 'Princípio de Segurança - Todos acidentes e doenças ocupacionais podem ser evitados'. A Solae opera, basicamente com o beneficiamento da soja e a extração do óleo deste grão, envolvendo armazenagem em silos, trabalhos em altura, extração com hexano (hidrocarboneto inflamável) e caldeiras.

A turma foi recepcionada pelo responsável pela área da Segurança do Trabalho da Solae, sendo mostrada, inicialmente, uma apresentação sobre a empresa, seu histórico e as informações sobre a segurança. Conforme o profissional, o foco da empresa é a segurança."