domingo, 31 de julho de 2011

Ao Mestre, com carinho

Texto de Paulo Fernando Ramos Machado para o Prof. Cel. Sérgio Pastl, que lecionou na turma de TST 2010/2 em seu período de estágio no IFRS, durante o primeiro semestre de 2011, além de participar das aulas do segundo semestre de 2010.

Sérgio Pastl instruindo os alunos de TST 2010/2, do IFRS, na ESBO, onde ministrou dois mini cursos à turma
 "Há aqueles que lutam um dia e por isso são bons; há aqueles que lutam muitos dias e por isso são muito bons; há aqueles que lutam anos e são melhores ainda; porém há aqueles que lutam a vida toda - esses são imprescindíveis."
Bertolt Brecht 

Começo o meu comentário para falar a respeito do Cel. Sérgio Pastl com um pensamento de Bertold Brecht, pois creio que ele sintetiza o que penso a respeito desse "Mestre".

O Cel. com sua esposa, Ana
Esta semana, a Brigada Militar perdeu, sem sombra de dúvidas, um dos seus melhores colaboradores. O Cel Pastl foi para a reserva - não vou opinar sobre quem a Brigada Militar perdeu, mas a iniciativa privada acaba de ganhar um especialista em prevenção, uma das pessoas mais capacitadas, preparadas e motivadas quando se fala em prevenção de incêndio em nosso Estado.

O Coronel - como o chamamos durante as aulas no IFRS - certamente não falaria de si mesmo, mas quem tiver a oportunidade de analisar seu curriculum saberá do que e de quem estou falando. Falo de alguém que tem a humildade de um soldado, a simplicidade do homem do interior, a motivação que todo o professor deveria ter, o conhecimento de um cientista, a firmeza de um especialista e grandeza e habilidade de mestre em transmitir seus conhecimentos.

Quem pôde ser aluno do professor Pastl é, sem dúvida, uma pessoa privilegiada.

Pastl em reunião com o ex-Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça
O IFRS bem que poderia se movimentar e efetivar a permanência do Cel Pastl no corpo docente - como professor convidado - o que sem dúvida deixaria o grupo de docentes da Segurança e Saúde do Trabalho mais qualificado e especializado.

Quero aqui, em nome dos alunos da turma de TST 2010/2, deixar um abraço ao professor/Cel Sérgio Pastl e dizer que gostaríamos de contar com sua sabedoria nestes dois próximos semestres que nos faltam para a conclusão do curso.

por Paulo Fernando Ramos Machado - 17 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário