terça-feira, 31 de maio de 2011

Blog Segurança do Instituto: Cobertura da FIMEC 2011

Cobertura da 35ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes Máquinas e Equipamentos para Curtumes, a FIMEC, que ocorreu em Novo Hamburgo, de 12 a 15 de abril de 2011.




Cobertura da Fábrica Conceito da FIMEC 2011.

"O objetivo da Fábrica Conceito é demonstrar as técnicas, processos e operações mais eficientes para a produção  de calçados, com matérias-primas e componentes inovadores,  máquinas e equipamentos de alta performance, além de softwares customizados e eficientes para a gestão industrial e desenvolvimento de produto." (...)

"(...) Ao todo, são confeccionados três modelos de calçados, cada um voltado à um nicho de mercado diferenciado.

O modelo ecológico leva a assinatura da West Coast, indústria de calçados de Ivoti/RS, e tem todos os seus componentes - desde as matérias-primas até a embalagem final - com características sustentáveis. (...)

Calçado totalmente sustentável - Componentes
O cabedal (parte de cima do calçado) é em biocouro, tipo de couro curtido sem o uso de metais pesados, em lona reciclada, obtida a partir de fibras de poliéster e de algodão. O contraforte e a couraça, que reforçam a estrutura do calçado no bico e no calcanhar, contam com fibras vegetais em sua composição. O forro interno é feito com dois materiais: não-tecido, produzido a partir de fibras ecicladas de garrafas PET, e malha de fibras de bambu. Os adesivos são isentos de solventes, produzidos à base de água ou 100% sólidos (hot melt). O atacador (cadarço) também é de fibras de garrafas PET recicladas, assim como as fitas do enfeite lateral do calçado. Já o solado, é em borracha reciclada e biodegradável, que depois de seis meses em contato com microrganismos, se degrada e ransforma-se em gás carbônico e água. Além disso, a embalagem do calçado também é ecológica, produzida com papelão de celulose obtida nos padrões do carbono neutro, utilizando madeira de matas reflorestadas."




Matérias produzidas por alunos do II semestre do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, com o intuito mostrar as visitas a empresas ou feiras, cujo objetivo é conhecer máquinas, equipamentos, tecnologias e processos, conversar com pessoas inseridas nos meios produtivos e na Segurança do Trabalho, além de aprender sobre as particularidades de cada setor.

Filmagem e edição: Felipe de Marchi

Um comentário:

  1. Olá,

    Parabéns a todos!

    Salvar vidas é mais que trabalho ou emprego, é uma missão e isso é para poucos, ser profissional seja da área da segurança do trabalho ou não e ir além do horário de expediente, é ser prevencionista 24 horas do dia, ter isso na veia e uma holística capaz de identificar situações de perigo ou risco a distância e evitar uma tragédia.

    ResponderExcluir