domingo, 10 de junho de 2012

Operário morre após explosão em obra


Notícia retirada do site da Band.

"Trabalhador estava montando banana de dinamite quando celular tocou e artefato explodiu.
Um trabalhador da construção civil de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, morreu, na tarde desta sexta-feira, após uma explosão.

De acordo com a Brigada Militar do município, Inédio Mendes, de 31 anos, estava dentro de uma escavadeira giratória, montando uma banana de dinamite, para ser usada na obra, quando o celular do operário tocou e o artefato explodiu.

Inédio foi socorrido imediatamente pela ambulância do SAMU, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Brigada Militar, o operário montava um explosivo por emulsão, que é acionado por controle remoto, à distância.

A polícia suspeita de que o sinal do aparelho celular tenha interferido no detonador e gerado a explosão."


Resenha do Pablo:

Esse acidente mostra a importância de dois fatores na SST: a antecipação dos riscos e a pesquisa da tarefa. É algo relativamente inusitado, mas se o equipamento é ativado por controle remoto deve ser levada em conta a probabilidade de outras frequências atrapalharem a ativação correta do explosivo.

A NR 19, que trata dos explosivos, diz que durante o manuseio de explosivos, é proibido manter objetos que não tenham relações. Infelizmente, o trabalhador não deve ter sido instruido da forma correta quanto à sua tarefa, o que levou a esse acidente. Espero que sirva como aviso para o SESMT da empresa e para todos que trabalham com explosivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário