segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cidades recebem ação para coleta de embalagens vazias de agrotóxicos


Buriti do Tocantins, Axixá do Tocantins e Araguatins vão sediar entre os dias 24 e 26 de junho, ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação é voltada para os pequenos produtores rurais da região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Tocantins.

O diretor de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins(Adapec), Luiz Henrique Michelin, explica que a ideia é proporcionar principalmente a esse pequeno produtor o acesso à devolução de embalagens vazias dos agrotóxicos, retirando esses materiais do meio ambiente.

Esse tipo de ação está sendo implantada em todo o país pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias (Inpev). No Tocantins, foram criados 11 pontos de coleta itinerantes atendendo munícipios como, Porto Nacional (Projeto São João), Miranorte, Miracema, Barrolândia, Xambioá, Pau D'arco, Rio dos Bois, Araguaçu, Buriti do Tocantins, Axixá e Araguatins.

"Também queremos levar ao produtor a informação do uso correto e seguro desses agrotóxicos e, principalmente, a devolução dessa embalagem. O objetivo é facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais, que tem essa dificuldade de logística, para que eles possam entregar esse material em um local apropriado", destaca Luiz.

Atualmente existem seis unidades fixas de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis (centrais); Tocantinópolis, Colinas, Araguaína e Lagoa da Confusão (postos).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário